Porque estudar em Portugal?

Portugal, pelo segundo ano consecutivo, foi eleito o melhor destino turístico da Europa. Desde a sua gastronomia, passando pelo óptimo clima, até os seus locais de referência, o nosso país tornou-se “trendy”.

A facilidade da língua ajuda bastante na adaptação dos alunos nas escolas e faculdades, sobretudo aos brasileiros. Além de ser um meio de comunicação comum, também permite aos mesmos a possibilidade de conseguir alguns preços diferenciados em faculdades portuguesas que adotem políticas de preços diferenciadas aos estudantes oriundos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Tornando este um excelente país para se estudar, nomeadamente fazer especializações, cursos técnicos, ou para realizar uma licenciatura/mestrado.


Licenciatura e mestrados

Em Portugal existem mais de 719 cursos de graduação e 160 de mestrado integrado nas mais diversas áreas. Os brasileiros que pretendam se candidatar a vagas em cursos de licenciatura devem estar atentos aos prazos indicados e publicados nos sites das próprias instituições.

A lista das faculdades e cursos oferecidos no nosso país pode ser encontrada facilmente no site da DGES (Direção Geral do Ensino Superior).

No que toca a documentação, salvo excepção da que irá ser tratada futuramente os estrangeiros interessados em vagas de cursos universitários, devem apresentar o diploma de ensino médio que deve estar apostilado e ser equivalente através de um procedimento realizado nas escolas secundárias portuguesas.

A equivalência do diploma do ensino médio brasileiro em Portugal, é uma declaração que reconhece que o estudante completou os estudos no Brasil com uma média graduada nos parâmetros portugueses. As notas escolares são graduadas de 0 a 10 nas escolas brasileiras enquanto em Portugal as mesmas são avaliadas de 0 a 20.

Os custos dos cursos de licenciatura variam muito sendo possível encontrar preços que variam desde 1.110€ anuais até 7.000€ ou mais. Tudo varia de imensas condicionantes como a concorrência do curso, prestígio da faculdade, localização entre outras.

Existem ainda 1.300 cursos de mestrado em todo o território português servidos por 117 instituições. O procedimento de candidatura para as vagas de mestrado difere um pouco do processo de candidatura para graduação, sendo simples e possível de fazê-lo digitalmente, na maioria dos casos.

Entre as melhores universidades de Lisboa estão:

Pode ainda consultar os rankings destas faculdades aqui.

Na maioria dos casos as faculdades começam a abrir os seus processos de candidaturas para os anos lectivos que começa em Setembro em meados de Maio e Junho de cada ano. Para estudar em Portugal é recomendado uma preparação de seis meses de antecedência para dar tempo de se candidatar, reunir toda a documentação, fazer o Visto para Portugal e arranjar alojamento. Saiba mais aqui.

Através da facilidade da língua, os custos dos cursos, o custo da vida local, a receptividade portuguesa e entre outras razões apresentadas podemos afirmar que vir estudar e morar em Portugal é, sem dúvida, uma boa opção.


Quer saber mais?


Artigos Relacionados

Saiba mais sobre nós, nas nossas redes sociais:

Facebook Instagram Linkedin